Lendo e elaborando

Elaboração de texto na escolahttp://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3525489

2 comentários:

  1. As leituras e vídeos em sala de aula sobre as obras de Érico Veríssimo foram seguidas de relatório que culmiram em pequenos textos, dos alunos da T3.

    ResponderExcluir
  2. O que eu aprendi
    Clarice Cheiram

    A aula de hoje foi sobre a história do Rio Grande do Sul, contada por Érico Veríssimo com referência ao Tempo e o Vento.
    A história começa com a família Terra. Ana Terra tem a sua primeira paixão por Pedro Missioneiro, um índio que a família não aprova, mas Ana engravidou. O pai dela mandou os irmãos dar um sumiço no índio. Ana ficou arrasada, mas, teve força para criar o fruto do seu amor.
    Como foi povoado: os padres chegaram conquistando os índios com a religião católica, uma cultura diferente da deles, porque os índios eram os primeiros donos destas terras e assim eles conquistaram primeiro as crianças e os caciques porque eram os mais velhos.
    Assim, os jesuítas, através dos Espanhóis tomavam conta das terras do nosso Estado porque eles acreditavam que aqui tinha riquezas, mas para os índios a riqueza eram as pessoas.

    Ana Terra e Família
    Leda T.313
    Ana ficou grávida de um índio. O pai e os irmãos quando souberam da gravidez que era de um índio mataram o índio. O índio antes de ser morto deu para Ana Terra um punhal para dar ao filho deles.
    O irmão de Ana ia casar na cidade, mas o pai não deixou Ana ir ao casamento, pois Ana estava grávida e não saberia o que dizer para as outras pessoas.
    Passou o tempo e Ana ganhou a criança na caverna do índio.
    Um dos irmãos de Ana achou que vinham os espanhóis para atacá-los. As mulheres tinham que se esconder, os homens ficaram defendendo a casa e Ana depois de esconder o filho, a mãe e a cunhada, voltou para ajudar os homens.
    Os espanhóis mataram todos os homens da casa. Ficou Ana viva que foi abusada por todos. Passou um tempo, e por aquelas bandas passaram os tropeiros que iam Fundar o povoado de Santa Fé e levaram Ana , o filho Pedro e a cunhada junto.

    ResponderExcluir